Thaisa Galvão, para quem não conhece, era a editora-chefe do jornal de hoje. A imprensa natalense repercutiu a sua demissão, ocorrida esta semana, lamentando o acontecido. Mesmo com todas as "xurumelas" de muitos blogueiros, o fato é que ela fez por "merecer".
A jornalista vinha se servindo do jornal para alimentar o seu blog e o seu bolso. Na liderança desta editora, O JH só viu sua tiragem diminuir vertiginosamente. A perda da credibilidade era notória. O JH, lembrem-se, foi aquele que atuou de maneira ridícula durante as eleições municipais de 2008, chegando a encartar em suas páginas, um dia antes da eleição, "santinhos" da, agora, prefeita Micarla. Além disso, ela era "afeiçoada" aos círculos de poder local e estadual. Seu blog tem a façanha de ter patrocínio da prefeitura, câmara manicipal e governo do estado. Como desempenhar o jornalismo político em um ambiente destes? É possível tecer uma crítica a governadora depois de ter recebido o contra-cheque do "patrocínio"?
A questão é que não dá para ficar demonizando a jornalista. O modo como ela atuava não diz respeito a um modus operandi isolado, mas constitui-se como o modelo profissional seguido pelos jornalistas locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário