quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O engodo da quebra dos municípios

Ao voltar para casa, ouvi um debate entre o deputado estudual Fernando Mineiro (PT), o prefeito de Lajes e presidente da federação dos municípios do RN Benes Leocadio e o Prefeito de Tangará.
Fernando Mineiro, com sua inteligência, trucidou os debatedores e demonstrou que o discurso que os municípios do RN estão quebrando tem muito de fantasioso. Citando o exemplo do município de Lajes, Mineiro apontou um quadro bem menos assustador do que o pintado pelos prefeitos da cidade do interior. De acordo com ele, Lajes recebeu, em 2008, cerca de 3 milhões de reais, valor semelhante que receberá em 2009.
Nenhum município do RN, disse ele, receberá FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 2009 inferior ao recebido em 2008. Ele ainda afirmou que até 2007, o FPM apresentou uma duplicação do repasse de recursos a alguns municípios. Ou seja, de 2006 para 2007 há uma duplicação dos recursos, o que também aumentou em 2008 e se manteve em 2009. Mineiro questionou - como é que vocês podem reclamar se há um crescimento constante dos recursos? Como é que vocês estão administrando este dinheiro? Fica complicado só falar em aumento do repasse se sequer a grande maioria das prefeituras do RN publicam com o que estão gastando, disse Mineiro.
O prefeito de Lajes ficou todo errado, como a gente diz comumente. Tanto o prefeito de Lajes como o prefeito de Tangará disseram que o que o Dep Mineiro dizia era a mais pura verdade.
O jornalista que, nitidamente insistia na veracidade da quebra e do aperto dos municípios, resolveu então mudar de assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário