sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Desmembramentos políticos de 2010

Os jornais locais passaram meses especulando sobre um fato - desculpe a repetição - já consolidado há meses. Perguntavam-se sobre a possível candidatura de Iberê, Robinson ou João Maia. Iberê é o candidato do governo. Obviamente! Ou alguem gozando das plenas faculdades mentais, realmente, acredtaria que um pré-candidato, que estará com a caneta na mão na época da eleição, abriria mão de participar do pleito em favor de outrem? Não há espaço para amizade e para a cordialidade na política. Max Weber, grande pensador alemão, certa vez disse: quem quer salvar a alma que procure uma igreja. Não dá para imaginar o espaço político como o espaço da lealdade, da cortezia e do respeito aos acordos firmados. Os acordos foram feitos para serem administrados até o momento em que se torna necessário quebrá-los. Isto acontece, principalmente, na política.
Porém, os jornalistas anunciaram a provável candidatura de Iberê como se estivessem descoberto a vida em outro planeta.
A questão é que Robinson sempre soube disso. A sua intenção é e sempre foi a de ter a possibilidade de rompimento como perspectiva, caso assim desejasse. Porém, ficaria feio sair, caso assim ele viesse, de fato, proceder, sem uma justificativa clara e objetiva. Além disso, a idéia da "indefinição" permitia ao presidente da assembléia permanecer no governo sem maiores problemas. Esperou até o último momento para poder, com isso, receber a justificativa plausível para romper. Pronto! Agora agirá, seguindo a racionalidade política que o contexto eleitoral exige. Olhará para as pesquisas, fará uso do seu feeling e, a partir disto, escolherá um lado sem maiores dificuldades. Pode perfeitamente se conformar no grupo do governo ou se aproximar de rosalba, alegando perseguição do grupo que integra.
Só espero que agora a análise política não se resuma a conversas, idas e vindas de possíveis candidatos. A política, os jornalistas precisam entender, não pode ser resumida a isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário