quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Collor 20 anos depois

Ney Lima Figueiredo, marketeiro de muitas eleições, em seu livro, "jogando para ganhar", se pergunta: "como é que um prefeito pífio, um governador que deixou um rombo no estado, famoso por bacanais e por crimes sexuais consegue ser presidente da república"?
Para o marketeiro a resposta é simples. Ancorado no marketing e no uso adequado da Tv, Collor soube aproveitar bem a insatisfação da população gerado pelo falido plano econômico do governo sarney, para criar uma reação, se apresentando como o novo, como contra a corrupção (o caçador de marajás) e que iria livrar o Brasil da política rasteira.
Foi o primeiro, segundo ele, que soube aliar Tv, Marketing e Pesquisas eleitorais com o intuito de racionalizar todo o processo de disputa.
A leitura do livro dele é bem interessante. Demonstra, as vezes, com maior clareza do que muitos cientistas sociais, como o marketing tomou conta do mundo da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário