domingo, 8 de novembro de 2009

O desencantamento do saber escolar

Cadu posta textos aqui neste blog como "o pescador". Ele me apresentou este texto de autoria dele e achei interessante mostrar aqui neste espaço:

Quando olho boa parte de minha geração de amigos que compartilharam comigo a vida acadêmica, fico bastante desanimado com os desdobramentos que se apresentam no meu horizonte de futuro profissional. Muita entrega emocional, sonhos não realizados, muita frustração acumulada e bastante ressentimento, este último, justo em alguns casos exemplares.
É estranho ver colegas com grande competência cientifica não encontrarem hoje as condições favoráveis de realização das mesmas. Isso porque parece cada vez mais evidente a sobreposição da política mobilizada do campo em detrimento da lógica normativa do campo. Dessa maneira, os estudantes que seguem adiante sua trajetória acadêmica são os que melhor se ajustam aos jogos de poder e cinismo acadêmico. Muitas vezes, pouco compromissados com o espírito cientifico, mas completamente entregues às lutas políticas de seus mestres ou “padrinhos” por posições estratégicas na arquitetura de poder dos cursos de ensino superior.
Por sua vez, no que se refere aos estudantes com inclinações verdadeiramente cientificas, resta-lhes a depressão, o sentimento de mal-estar, o surto e a deriva social. Há algo de errado nisso tudo, pois assim como meus colegas, eu acreditava que a paixão incondicional pelo saber era uma virtude que se traduzia em ganhos, senão material, pelo menos, em termos de segurança ontológica. Eis que me sinto atualmente ludibriado com meus sonhos e ilusões acadêmicas. A paixão pelo saber continua forte e pulsante, mas a crença na legitimidade das instituições responsáveis pela formação intelectual, desabou como um castelo de cartas. Cartas marcadas, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário