terça-feira, 1 de setembro de 2009

Violência no nosso município

“Há todo um processo, que demonstra a emergência de uma corrente de opinião. Vocês vêem os diferentes planos da opinião pública: as pessoas falam do caso; os jornais noticiam a trazem editoriais; as cartas dos leitores indicam um interesse crescente; o deputado competente levanta questões no Parlamento; a oposição reivindica a causa”, diz Nobert Elias, sociólogo alemão, se referindo ao processo de emergência da opinião pública.
Parece que este evento apresentado por Elias vem ocorrendo para o caso da questão do "crescimento da violência" em nossa cidade. Há uma reclamação generalizada - jornais, políticos e cidadãos se queixam da violência.
Porém, como não conheço uma comparação dos dados entre o "antes supostamente tranquilo" e o "depois violento", fico sempre na dúvida - será que o crescimento da violência é "objetivo"? Existe de fato!? Ou é "perceptivo"!? Dizendo respeito a maneira como as pessoas vem 'sentindo' o tema?
Independentemente de como esta questão venha se processando, a verdade é que esta é uma demanda, que vem pautando fortemente a agenda dos natalenses, gerando medo e ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário